04/07/2021 / 10 meses ½ atrás
Conheça os melhores tipos de brinquedos para cada faixa etária da infância

Quem tem criança pequena em casa ou precisa presentear alguma, pode ficar na dúvida na hora de fazer a escolha que seja melhor para cada idade.
Para ajudar nessa tarefa separamos aqui alguns detalhes e dicas referentes a cada faixa etária.
Dos 0 aos 2 anos:
Nessa fase a criança começa a fazer o reconhecimento de si como ser vivo e começa a ter consciência do seu corpo, dos seus movimentos e da sua interação com o mundo.
É o momento de oferecer brinquedos coloridos, com texturas e sons para estimular os sentidos. É importante lembrar que nesta fase as crianças colocam os brinquedos na boca, então é preciso escolher peças seguras e que não tenham parte pequenas, que possam se soltar.
Brinquedos como naninhas, bichinhos e bonecas de pano, livros sensoriais e brinquedos de encaixar são boas sugestões para esta etapa.
.jpg)

Dos 2 aos 4 anos:
A partir dos dois anos as habilidades motoras e da fala vão se tornando cada vez mais desenvolvidas. Tudo é descoberta e a exploração das sensações é uma constante.
É a fase onde é interessante oferecer aos pequenos brinquedos de montar e desmontar, massinhas, panelinhas e comidinhas, carros, bola, instrumentos musicais. São opções que podem divertir, ensinar e estimular a criatividade e autonomia da criança.
Dos 4 aos 6 anos:
A partir dos 4 anos o pensamento e a linguagem da criança estão mais complexos e ela se expressa com mais clareza. É comum nesta etapa a criação de histórias de "faz de conta" e a imaginação de mil e uma aventuras.
As bonecas, bonecos e itens que complementem essas histórias criadas são uma boa opção. Materiais para desenho e pintura, jogos de encaixe e quebra cabeças também são ótimas alternativas.

Dos 6 aos 9 anos:
A partir dos 6 anos a criança vai começar a ver entender as letras. Também vai estar mais confiante e curiosa com as possibilidades que se apresentam.
Nessa fase os jogos e atividades mais complexas começam a ter um destaque maior nas brincadeiras. Jogos de tabuleiro, jogos de carta, conjuntos para experiências de química, para montar pulseiras e acessórios ou para fazer mágica são algumas ideias para presentear. Livros com histórias que a própria criança possa ler e interagir também são opções ótimas.
É importante levar em conta que cada criança tem o seu ritmo próprio de desenvolvimento e interesses.
Juntando as nossas dicas com as características de cada criança é possível chegar a um presente útil e que vai ser muito bem aproveitado.
Gostou das nossas opções?
Tem mais alguma dica?
Me conta aqui, vai ser ótimo compartilhar.
E se quiser ver algumas opções que se encaixam no que falamos aqui, é só clicar no link abaixo.